top of page

Sua moto pode salvar sua vida

  • Foto do escritor: Zé Caetano
    Zé Caetano
  • 17 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de mar.

Há um certo tempo, eu li sobre uma pesquisa feita com inúmeros motociclistas que constatava que andar de moto faz bem para a saúde. Eu cheguei a escrever uma matéria sobre isso no site PortalGasolina.com e volto a refletir sobre esse tema justamente agora, em que fui forçado a apertar os dois freios e parar no acostamento da vida, para cuidar da minha saúde.


Não vou gastar seu tempo, meu querido leitor, com minhas mazelas pessoais, mas estou vivendo um daqueles momentos de maratonar por consultórios médicos e laboratórios de análises e imagem para tentar descobrir a origem de um desconforto que, ao que tudo indica, tem raiz no fato de estar andando menos de moto, e preocupando-me demasiadamente com problemas alheios.


Naquele artigo, que você pode ler no link acima, cientistas do Semel Institute for Neuroscience and Human Behavior da UCLA descobriram que andar de moto aumentou a frequência cardíaca dos participantes em 11% em comparação com o repouso e em 7% em comparação com dirigir um carro.


Eles perceberam também um aumento significativo nos níveis de epinefrina (adrenalina), em 27%, enquanto dirigir um carro não produziu um efeito semelhante.

duas motos em uma estrada paradisíaca

Por fim, andar de moto diminuiu significativamente a proporção do biomarcador de estresse cortisol em relação ao DHEA-S em 28%. Esses dados sugerem que andar de moto estimula o sistema nervoso simpático e diminui o stress.


O stress pode te matar


O stress é um trem doido. No dia a dia, um prazo apertado apertado no trabalho, a bronca do chefe ou esquecer de fazer algo que tinha que fazer, por exemplo, podem desencadear uma série de mecanismos fisiológicos que alteram a respiração, o balanço hormonal, os batimentos cardíacos e até a sua imunidade.


Nosso cérebro é um mecanismo muito mais complexo que o Cam Service de sua Harley Davidson ou o problema crônico do chicote das Bonneville 2019, e não há manual de serviço que contemple todas as possíveis falhas de comunicação em nossos neurônios e nem recall.


Contudo, a verdade é que nosso cérebro pode nos matar sim, e o stress em seu nível mais perigoso pode até nos causar uma parada cardíaca ou um AVC, segundo os médicos do Hospital do Coração de São Paulo.


O que não mata, engorda (e gordura faz mal)


Mas, na marioria dos casos , ainda que o stress não leve a um acontecimento tão grave, ele pode levar a uma vida pouco saudável, que no fim, irá tirar o prazer de andar de moto, e aí entramos num ciclo vicioso bem maléfico.


Ao tentar relaxar à força, seu cérebro pode te levar a um sistema de compensação, um tipo de anestesia pelo esforço realizado por seu sistema durante o dia, que pode incluir o abuso de álcool, tabaco, entre outras coisas, incluindo uma alimentação capaz de entupir suas artérias mais robustas.


Sim, o cortisol liberado durante os momentos de stress também é responsável pela regulação de nosso apetite, e aí, se o stress não mata imediatamente, pode engordar, e a gordura excessiva faz mal sim.


Sistema imunológico em dia para rodar de moto


O stress também bagunça seu sistema imunológico, deixando você suscetível a contaminações por vírus ou bactérias que estão por aí, voando em qualquer lugar. É nessa hora que o cidadão estressado resolve pegar a moto e dar um rolê e volta com a garganta infeccionada, colocando a culpa na moto pela "friagem" que tomou no peito.


Na verdade, a moto poderia ter contribuído muito para a melhora do sistema imunológico do piloto, mas as condições anteriores o fizeram ficar mais exposto a doenças.


Preparo físico x andar de moto


Por fim, quero ressaltar para você que, para andar bem de moto, fazer uma bela viagem dessas que recarregam nossas baterias ao máximo, é preciso que você cuide desse corpinho que Deus lhe deu.


Se você desconsiderar os sinais que seu corpo lhe dá no dia a dia, uma viagem de moto, ao invés de ser uma das melhores atividades de sua vida, irá causar um desconforto enorme, que nem um ponte inteiro de capsulas de Ora pro Nobis poderá curar.


Portanto, se você estiver no meio de um turbilhão de stress e o andar de moto não está melhorando nada, é hora de parar, procurar um bom médico, um terapeuta, e tentar mudar suas prioridades e sua maneira de encarar a vida.


E não se culpe por estar estressado, pois nem sempre controlamos nossos processes internos e, às vezes, por mais tranquilos que sejamos, algo pode nos tirar do sério e entramos em um turbilhão que não sabemos como sair dele.


Mas, não se desespere, pra tudo nessa vida dá-se um jeito. Por mais difícil que possa parecer para você.


Fuel your freedom!






Comments


© 2024 por José Caetano. Criado com Wix.com

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page